domingo, 3 de janeiro de 2010

Adeus Ano Futuro

.
O ano está no fim. O calendário me disse:

-O ano está no fim.

Mas... quem disse? Quem falou que o ano está terminando? Poderíamos dizer que este ano está chegando no começo, e que iremos alcançar o final do próximo ano. É uma questão de ponto de vista. Não podemos nos deixar influenciar desta forma.

As pessoas todas se reúnem, se vestem de branco, ficam tomando champagne, e quando o relógio bate 00:00 começam a gritar loucamente:

-AAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Todas estão com uma ideia semelhante. Logo, ninguém irá recrimina-las por isso.

Eu me olho no espelho, enquanto todos se embebedam. Ouço o som dos fogos. Os pés batendo no chão. A gota de suor que escorre pela minha testa. Mas... quem disse que a gota está escorrendo na minha testa?? Por que não EU que estou subindo enquanto a gota se mantém parada? Continuo me olhando no espelho. Quem é o observador, e quem é o observado? Não há como saber. Ambos possuem movimentos iguais, expressões iguais, sentimentos iguais. Mesmo que se quebre o espelho. Qual realidade foi quebrada? A minha ou a do reflexo? Não é possível de avaliar. O espelho pode ser apenas uma divisão entre os dois mundos, o de lá, e o de cá. E como saber se eu que sou o reflexo? Por que não se considerar o refletido no espelho? Podemos nós ser o reflexo, e o espelho o mundo real. É relativo, o que é, e o que não é. Tudo que é, é por que queremos. Se não queremos, não é. Muito simples. Todo pensamento gera uma realidade concreta. Caso mudemos de pensamento, mudamos a realidade. Você pode dizer que poderíamos pensar em algo que...

-Rafael, abre a porta do banheiro! - uma voz grita espancando a porta - Sai daí!

Eu abro a porta. Mal a imagem da garota se forma em meu cérebro, logo, tornando-a real, um jato de vômito acerta o meu rosto. Ela me empurra e enfia a cabeça no vaso sanitário. Mas, foi o vômito que me acertou, ou fui eu que me lancei contra o vômito? E é ela que está vomitando, ou é o vômito que a expulsa para longe dele mesmo?

-Ah, me desculpe - ela diz envergonhada, enquanto lavo meu rosto.
-Tudo bem, não foi sua culpa. Embora, por um lado... hum, esquece.

Vejo que ela me olha com desejo. Conversamos um pouco sobre coisas que não fazem muito sentido, coisas que não deveriam fazer sentido, nem precisariam fazer. Logo estamos sem roupa, transamos dentro do banheiro vomitado. Mas quem seduziu quem? Para seduzir é preciso se deixar seduzir pelo outro, de certa maneira, o que torna as coisa um tanto relativas. E por que a porra sai de dentro de você? Por que não você que está sendo ejetado da porra, a uma alta velocidade? Quem sabe seja isso que cause a sensação prazer. E...

-Vamos, as pessoas devem estar se perguntando onde nós estamos.
-Ok.

Do lado de fora, o calor e a embriaguez tomam conta do ar. Meus tímpanos ressoam a música que percorre o espaço separador entre eu e a as caixas de som. As pessoas sorriem, emboram não saibam direito o porquê. A Terra se afasta rapidamente dos fogos, fazendo com que explodam longe do chão. Logo o sol vai aparecer. E o sol vai continuar sendo o sol, e a garça estará sempre em cima das nuvens. Pois, afinal de contas, tudo é uma questão de ponto de vista.

8 comentários:

  1. perfeito ... sensacional ... pura dialética ... adorei ...

    OBS: copiei para futura repostagem no meu Blog, claro q se permitirem e com os devidos créditos ao autor Rafael e ao Blog Desce Mais Um ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. EU SEMPRE SOUBE QUE ALGUÉM CONCORDAVA COMIGO

    relatividade, uuuhrul

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    TA MÊO.!

    e tem como não rir vindo aqui?
    ADOREI!
    parabéns pelo trabalho!@

    ResponderExcluir
  4. Fiquei meio tonto depois de ler, foi legal.

    ResponderExcluir
  5. os copos, indiscutivelmente, vão estar vazios...mas podemos dizer afinal amigo meu...que tiveste um bom início de ano não???

    ResponderExcluir
  6. Engraçado... eu estava começando a discutir isso com os meus pais há dois dias atrás. Eles me chamaram de louco e falaram que eu viajo muito, que eu quero ligar muitos assuntos em um só. (detalhe: eles estavam falando de viagem no tempo)
    É bom saber que existem pessoas que pensam como eu. Nada pode ser tomado como medida definitiva. NADA.

    ResponderExcluir
  7. Será que eu estou comentando aqui ou o comentário sempre aqui esteve desmaterializado e ao invés dele ser instrumento eu sou?

    Bom texto.

    ResponderExcluir
  8. Ah sim, concordo.
    É aquele negócio mesmo, tudo é uma questão de ponto de vista e do que você se permite.
    Até quem obedece não faz aquilo contra a própria vontade, pois ele que se permitiu obedecer.
    Eu te desobedeço ou você que não se adequa aos meus limites de obediência? Hoho.
    Beijos!

    ResponderExcluir