quarta-feira, 5 de maio de 2010

A importância de não ser tão feliz assim

- Ando tendo uns sonhos terríveis sabe?
- Pesadelos?
- Não, sonhos terríveis mesmo
- Mas sonhos terríveis são pesadelos. Assim como sonhos ruins, essas coisas.
- Não, de maneira alguma. Sonho mesmo, expansão de consciência, mergulho em algo irreal. Foi ruim, mas não era pesadelo.
- O que você sonhou então?
- Que eu era feliz.
- E como isso pode ser ruim?
- Estava com minha esposa, meus filhos se orgulhavam de mim, eu tinha o respeito dos meus amigos. Tinha grana até
- E isso foi ruim?
- Claro que foi!
- Cara, eu não te entendo. Eu sonharia isso acordado e acharia o máximo.
- E você acha que para ser feliz é assim né? Acha que isso viria fácil? Tem que sacrificar tanta coisa.
- E não valeria a pena?
- Minha atual felicidade é o oposto disso. Não sou de todo feliz, mas também não sou o cara mais infeliz do mundo. Caras felizes demais são infelizes, pé no saco, escravos de tudo.
- Não faz sentido.
- Faz sim, pensa bem. Você, se tivesse tudo em suas mãos e sob controle, não seria esmagado pelo tédio da rotina? O bacana de não ser tão feliz, é que quando você tem algo sob controle, mesmo que por pouco tempo, vai valorizar aquilo que nem um paranoíco. Tipo pepita de ouro em mãos.
- Eu venderia a minha pepita de ouro. Acho que você também, prá quê guardar uma pepita de ouro se com ela a gente pode conseguir coisa melhor?
- É por isso que eu sempre me desfaço das minhas. Eu sempre imagino que posso conseguir algo melhor, daí me fodo.
- Então isso é ruim cara.
- Não, não mesmo. Porque eu me fodo, fico mais motivado para reverter isso e acho coisa melhor. Tipo pedra de diamante.
- Aí tu faz colar?
- Não, quem exibe a felicidade é idiota, por isso quando lhe é furtado o colar, tem idiota aí que se mata, se afunda no alcool, nas drogas, nessas coisas. Não que eu não faça isso, claro que faço, em pequenas doses, claro.
- E o que você faz o diamante?
-Lapido. Fica comigo por um bom tempo, até que eu decore como ele é, o seu brilho, os quilates. Daí vendo, ou dou para alguém que o mereça mais do que eu.
- E não é ser idiota isso?
- Não, é valorizar a felicidade. Minha e do diamante. Do que adianta ter um diamante em mãos se aquilo não orna com você? Não sou injusto.
- Tá cara, mas o que isso tem a ver com o seu sonho?
- Nada, só não quero que o que eu vivo se torne um pesadelo. Não to afim de realizar meus sonhos.

4 comentários:

  1. a coisa fica complicada quando a gente começa a esticar a cabeça em cima do muro e almejar mais do que a gente pode ter.
    mas o que a gente pode ter? quem determina isso afinal?

    ResponderExcluir
  2. se tivessemos tudo, ai não teriamos nada para correr atrás. é, faz sentido *-*

    ResponderExcluir
  3. mas depende do que se entende por felicidade

    ResponderExcluir
  4. bom, avisa o pessoal que eu lembrei daqui também quando vi o propósito do prêmio.

    o selo tá lá no meu blog: http://baiucadobardo.blogspot.com/

    abraço.

    ResponderExcluir